segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um Guia de Estudante para o Estudo, Prática e Ferramentas de Matemática Moderna.

Este é um post da série "livros que não só enfeitam a estante, mas que são matematicamente úteis (seja lá o que isso significa)".

A cada semana, irei indicar e comentar um livro que seja interessante para qualquer pessoa que usa matemática no seu dia-a-dia. Vamos ao primeiro:
A Student's Guide to the Study, Practice and Tools of Modern Mathematics. Donald Bindner & Martin Erickson.


( Um Guia de Estudante para o Estudo, Prática e Ferramentas de Matemática Moderna.)

Este é um ótimo livro para quem está se engajando na matemática. Vale para alunos de matemática, de física, de engenharia e de qualquer outra área das Ciências Exatas.


O livro é dividido em duas seções: (I) o Estudo e a Prática de Matemática Moderna; (II) as Ferramentas da Matemática Moderna.

Na primeira seção, os autores apresentam uns "how to do..." em matemática. É bem interessante. Primeiro eles dão dicas de como você deve se organizar nos estudos e tudo mais. Depois eles falam sobre como escrever matemática (esta parte eu indico extremamente, afinal, ela me ajuda a escrever este blog) e como escrever uma prova. No terceiro capítulo, o tópico é a pesquisa em matemática. No quarto, é posto algumas dicas sobre apresentações onde se fala de alguma coisa matematicamente. Enfim, esta primeira seção é uma leitura essencial do livro.

Na segunda seção, o assunto é as diversas ferramentas que qualquer um que usa matemática no seu cotidiano deve ter em mãos. Estas são: o LaTeX e suas componentes básicas (como o PSTricks e o tipo Beamer), que é indispensável para qualquer profissional que se arrisque a escrever sobre matemática; os softwares matemáticos, como o Mathematica (que é do tipo algébrico), Maple, Matlab, Octave (que são numéricos), R (que é do tipo estatístico), Geometer's Sketchpad e o Geogebra (que são geométricos); e ainda fala sobre HTML e PostScript. Enfim, é um prato cheio.

Este é um daqueles livros "atalhos": lhe mostra os caminhos mais simples. Não é de difícil leitura (tem até algumas ilustrações divertidas), é útil e orientador.

Próxima semana indicarei outro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use cifrões para inserir um comando TeX. Por exemplo: "Afirmo que $\$ $\sqrt {2} $\$ $ é irracional".