Sobre

Olá! Meu nome é Walner Mendonça, tenho 21 anos, nasci em 7 de Setembro de 1993, sou natural de Fortaleza, Ceará, e sou aluno do Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. O meu objetivo, ao escrever este blog, é poder falar um pouco sobre as maravilhas da matemática.

Sem receio algum posso dizer que nenhuma ciência é tão surpreendente quanto a Matemática. Mais do que surpreendente, os problemas matemáticos são divertidos ou no mínimo curiosos. Onde você pode falar de bolhas de sabão como um problema extramente relevante? Onde você pode estudar maneiras de colorir um mapa? Onde você estuda problemas que falam de amizade? Onde você estuda métodos de codificações de mensagens?

Tenho interesses em quaisquer problemas matemáticos interessantes, i.e., problemas desafiantes e divertidos. Dentre as áreas da matemática da qual mais me sinto a vontade em estudar, eu destaco a Combinatória, Teoria dos Números e Geometria. O gosto por essas áreas vem exatamente do fato de que os problemas ali são, em sua maior parte, de simples entendimento. Apesar da simplicidade na maioria dos enunciados dos problemas destas áreas, suas soluções são paradoxalmente não tão simples. Alguns problemas nesta linha ainda são conjecturas (importantes).

Estudar um problema de matemática é ao mesmo tempo prazeroso e enriquecedor. Não é muito difícil me pegar pensando em alguns destes. Mas não há nada melhor do quê solucionar o problema após muito trabalho duro. Se alguém é fissurado em games tanto quanto eu, pode comparar esta sensação com a de finalizar um jogo no nível hardcore.

Só quem vive no meio de matemáticos é quem sabe que um desses adora discutir problemas. Então, se você, caro leitor, está afim de bater um papo sobre um problema específico, não se acanhe. Mande-me  um email, escreva nos comentários, envie mensagem pelo facebook, faça um sinal de fumaça... Enfim. Sempre estarei motivado.