No último post (confira), provamos a relação de Euler usando grafos. Neste post, provaremos usando geometria.
Teorema (da relação de Euler). Se $P$ é um poliedro com $V$ vértices, $E$ arestas e $F$ faces, então vale que $$V-E+F = 2.$$
Para a prova do teorema, iremos usar o seguinte
Lema. Todo poliedro pode ser triangularizado de maneira tal que $V - E + F$ se mantenha constante.
Demonstração. Seja $P$ um poliedro qualquer. Suponha que $P$ não seja triangularizado. Seja $f$ uma face não-triangular e suponha que o número de arestas em $f$ é $n$.
Considere um vértice $v$ de $f$. Para cada vértice de $f$ diferente de $v$ e não-adjacente a $v$, trace uma nova aresta ligando $v$ a tal vértice. Como existem $n-3$ tais vértices, adicionaremos $n-3$ arestas. Isto nos dá uma triangularização de $f$. Além disso, $n-3$ faces foram adicionadas, pois cada vez adicionamos uma aresta, uma face existente é repartida em duas.
Como o processo acima não adiciona nenhum vértice e a quantidade de arestas adicionadas é igual a quantidade de faces adicionadas, temos que $V-E+F$ não se altera. Uma vez que fazemos isto para qualquer face não-triangular de $P$, podemos triangularizar todas as faces não-triangulares de $P$ de modo que $V - E + F$ não se altera. Isto conclui a prova do lema.
$\square$
O lema acima nos permite provar o teorema somente para a classe dos poliedros triangularizados. Sim, pois se $P$ é um poliedro qualquer, se tivermos que a relação de Euler é valida para uma triangularização de $P$, teremos ela também é válida para $P$, já que o lema nos assegura que $V-E+F$ não se altera na triangularização $P$. Então, iremos provar o teorema apenas para poliedros triangularizados.
Agora podemos partir para a prova do teorema.