Neste post, quero apresentar um belo teorema em Geometria Euclidiana Plana que recebe o nome de Teorema da Bandeira Britânica. Este teorema nos diz que a soma das áreas dos quadrados vermelhos da figura abaixo é igual a soma das áreas dos quadrados azuis e isto continuaria valendo se movêssemos o pontinho preto no interior do retângulo para qualquer outro lugar ainda dentro do retângulo.
Teorema (da Bandeira Britânica). Seja ABCD um retângulo. Dado um ponto P qualquer dentro de ABCD, temos que{AP}^2+{CP}^2={BP}^2+{DP}^2.
Demonstração. Trace uma perpendicular partindo de P para cada lado do retângulo. Sejam P_{AB}, P_{BC}, P_{CD} e P_{DA} os pontos onde tais perpendiculares intersectam cada um dos lados do retângulo. Pelo o Teorema de Pitágoras, temos que
AP^2 + CP^2 = (AP_{AB}^2 + P_{AB}P^2) + (CP_{CD}^2 + P_{CD}P^2).
Por outro lado,
BP^2 + DP^2 = (BP_{BC}^2 + P_{BC}P^2) + (DP_{DA}^2 + P_{DA}P^2).
Mas valem as seguinte identidades:
AP_{AB} = P_{DA}P
P_{AB}P = BP_{BC}
CP_{CD} = P_{BC}P
P_{CD}P = DP_{DA}
Daí segue que
{AP}^2+{CP}^2={BP}^2+{DP}^2.
\square
Este teorema recebe este nome por causa da sua demonstração que sugere rapidamente a bandeira britânica, se escolhermos P para ser o centro do retângulo.
O leitor pode verificar que na prova do teorema acima, nada usamos do fato de que P está na região interna do retângulo ABCD. De fato, este resultado é válido para um ponto P em qualquer lugar do plano e a prova é a mesma.
Este teorema pode ser pensado como uma generalização do Teorema de Pitágoras, uma vez que o Teorema de Pitágoras pode ser visto como um caso particular deste: basta escolher o ponto P como um dos vértices do retângulo ABCD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Use cifrões para inserir um comando TeX. Por exemplo: "Afirmo que \$ \sqrt {2} \$ é irracional".